Agende a sua consulta

Tratamento do Tabagismo em Pacientes Oncológicos

Temo de leitura: 1 minute.
Atualizado em: 28/03/2025.

O combate ao tabagismo em pacientes com câncer envolve uma combinação de estratégias que podem incluir o uso de medicamentos, suporte psicológico e a adoção de novos hábitos de vida. O tratamento deve sempre ser individualizado e acompanhado por um profissional de saúde.

O tratamento consiste em:

Terapia de Reposição de Nicotina

É possível utilizar produtos como adesivos transdérmicos, gomas de mascar ou pastilhas de nicotina, que ajudam a reduzir os sintomas de abstinência.

Medicamentos Auxiliares

Entre os medicamentos utilizados, destacam-se o cloridrato de bupropiona e outros fármacos que auxiliam no controle da ansiedade e dos sintomas relacionados à abstinência.

Apoio Psicológico

O acompanhamento psicológico, especialmente através da terapia cognitivo-comportamental, é fundamental para fortalecer o processo de cessação do tabagismo.

Mudança de Estilo de Vida

Além das terapias, é recomendada a redução do consumo de álcool e cafeína, bem como a adoção de hábitos mais saudáveis, favorecendo a qualidade de vida do paciente.

Por que parar de fumar?

Interromper o tabagismo é fundamental para pacientes oncológicos. Fumar compromete a eficácia de tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia, além de aumentar o risco de complicações. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), deixar de fumar pode melhorar a resposta ao tratamento, reduzir os efeitos colaterais e proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Dra.Adriana Brasil

CRM 87876-SP

Cirurgiã de Cabeça e Pescoço RQE nº 22482 e Cirurgiã Oncológica RQE nº 122146.
Formada em Medicina pela UNICAMP, com especialização em cirurgia oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), com mais de 25 anos de experiência.

Google ScholarCurrículo Lattes

Cuido de você 
com excelência

Agende sua consulta